quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PL do Ato Médico


O exame de substitutivo da Câmara ao PLS 268/02, sobre o chamado "Ato Médico" será votado na proxima semana. - http://www.senado.gov.br/noticias/adiada-votacao-de-projetos-sobre-estatuto-da-juventude-e-ato-medico.aspx

O projeto de lei estabelece quais procedimentos serão privativos de médicos, quais serão compartilhados com outros profissionais de saúde e quais serão exclusivos desses profissionais. Diversas vertentes se posicionaram contra o projeto, como profissionais de Psicologia e de Biomedicina, enquanto organizações de médicos (obviamente) se posicionaram a favor.

De acordo com o substitutivo da Câmara, cabe exclusivamente ao profissional de medicina, por exemplo, a formulação de diagnóstico e a respectiva prescrição terapêutica. Também é privativa do médico, nesta proposta, a indicação e a execução de procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos.

O CFP e outras entidades profissionais da Saúde vem questionando o PL desde o início de sua tramitação no Congresso.

O projeto representa um retrocesso, ao dar a 340 mil médicos a exclusividade de exercer atos privativos de 3 milhões de profissionais da saúde (biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, profissionais da educação física, psicólogos, técnicos em radiologia e terapeutas ocupacionais).

Segundo a presidenta da Federação Nacional dos Psicólogos, Fernanda Magano: “Precisamos intensificar a mobilização de psicólogas e psicólogos contra o PL do Ato Médico, para impedir que seja votado esse ano pela CCJ, pois não há consenso sobre o PL entre as profissões da Saúde”.



Manifesto contra o PL do Ato Médico.
http://www2.pol.org.br/main/manifesto_ato_medico.cfm


quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CRP RS Lança Nota de Repúdio ao Plano Brasil Contra o Crack


08/12/2011 - Direitos Humanos

NOTA DE REPÚDIO 


 O Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul vê com preocupação o financiamento a comunidades terapêuticas pelo Governo Federal, anunciado dentro do plano Brasil Contra o Crack, nesta quarta-feira, 07/12. O referido plano é um retrocesso na política consolidada de atenção aos usuários de álcool e outras drogas. O atual governo sorrateiramente criminaliza o usuário e de modo eleitoreiro toma o crack como o principal vilão da sociedade.
 O anúncio desrespeita a decisão da 14ª Conferência de Saúde, realizado no início deste mês, sobre internação compulsória e recursos públicos para comunidades terapêuticas. Com o apoio dos representantes do CFP, de trabalhadores da saúde e de lideranças do movimento de saúde de todo o país, a Conferência disse não ao repasse de dinheiro público para as comunidades terapêuticas.
 O CRPRS repudia o investimento de dinheiro público nas chamadas comunidades terapêuticas, por ter constatado, através de fiscalizações realizadas no estado, que, na maioria das vezes, essas organizações se constituem como espaços de devoção religiosa, sem o estabelecimento de qualquer plano terapêutico baseado nos conhecimentos técnicos, éticos e científicos. Além disso, promovem uma inversão na lógica de cuidado do SUS, pois nesses espaços a internação, de recurso mais extremo, passa a uma prática corriqueira e se constitui como porta de entrada dos usuários ao atendimento em saúde.
 O CRPRS acredita na ampliação da rede de cuidados com a implementação dos equipamentos preconizados em lei e a fiscalização do uso de verbas públicas em projetos criados pelas equipes que atuam no atendimento direto aos cidadãos, como as estruturas já existentes no Sistema Único de Saúde brasileiro, balizados pela exitosa estratégia de redução de danos, através dos  CAPS (Centro de Atenção Psicosocial), consultórios de rua, aumento do número de leitos hospitalares, além do fortalecimento da atenção básica.
 O Conselho defende que os municípios, fundamentados na diretriz de regionalização do SUS, assumam efetivamente o compromisso com a implementação das políticas voltadas ao cuidado de pessoas que usam drogas. Do mesmo modo, defende a criação de equipamentos substitutivos públicos, pautados em orientações técnicas já preconizadas por organismos nacionais e internacionais reconhecidos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde.


Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul


fonte: http://www.crprs.org.br/noticias_internas.php?idNoticia=1365

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Homenagem à Primeira turma de Formandos

“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista.
Juntos alcançaremos a realização de nossos propósitos.” (Bezerra de Menezes)

Na noite de apresentação dos TCCs o Centro Acadêmico entregou uma placa
de homenagem à primeira turma de formandos da Psicologia FURG


 Gostaríamos aqui de fazer uma extensão da homenagem que fizemos aos formandos da 1ª turma do curso de Psicologia da FURG (ATPSI 2011), em agradecimento pela ajuda na construção e estruturação de nosso curso. Obrigado e parabéns a todos os alunos por assumir a grande responsabilidade de serem os primeiros, construir e dar uma imagem ao curso, a qual nós, futuros formandos, pretendemos manter e aprimorar. Por muitas vezes teremos e tivemos os mesmos professores, assistimos e assistiremos às mesmas aulas, frequentamos e frequentaremos os mesmos lugares, alguns até mesmo seguirão o trabalho de outros (na clinica, nos estágios e até mesmo nas abordagens), e é isso que nos faz um grande e importante grupo, que nos une como estudantes e profissionais da Psicologia, curso que particularmente consideramos um dos melhores da Universidade, mas não em questões hierárquicas, mas se não por motivos de união (obviamente com algumas desavenças), mas onde professores e alunos estão sempre disponíveis uns aos outros, incentivando, como na mais excepcional das apresentações de TCC que já assistimos, em clima de equiparidade, professores e alunos assistindo e participando juntos. Muitas trocas de elogios (mútuos), muito choro e risos, muito orgulho! (e é claro, ótimos temas e trabalhos).



Placa homenageia colaboração que a turma teve
na construção do curso


Mais uma vez obrigado e parabéns a todos nós como grupo!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Antes Tarde do que Nunca

(tanto com relação a essa postagem quanto a avaliação)



            Avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estiveram na FURG para o reconhecimento do curso de Psicologia, que formará a primeira turma esse ano, 2011 (ingressos em 2007). Essa avaliação tem 3 tipos de processo: autorização, reconhecimento e renovação, e é comum a todos os novos cursos.
No instrumento de avaliação, foram observadas questões como a infra estrutura do curso, incluindo ambiente físico, como bibliotecas, salas de aulas, laboratórios (clinica), o corpo docente, que inclui qualificação e produção acadêmica, e o projeto político-pedagógico do curso, envolvendo itens como disciplinas e estágios.Também são considerados a dedicação tanto dos docentes quanto dos discentes, o ensino, pesquisa e extensão, e a gestão da instituição.
Encontra-se em um site do MEC (http://emec.mec.gov.br) o conceito da própria universidade (FURG) como sendo três (3) (avaliado em 2009) e o índice geral dos cursos como quatro (4) (avaliado em 2010), tendo sido o curso de psicologia da FURG avaliado como cinco (5) (em 2011), nota maxima!

DETALHES DO CURSO - (99665) Bacharelado em PSICOLOGIA
(Código) Grau:
(99665) Bacharelado em PSICOLOGIA
Modalidade:
Educação Presencial
Data de início funcionamento do curso:
01/03/2007


Semestral
Carga horária mínima:
4040 horas
 Vagas        Anuais:
Vespertino: 35
Coordenador:
EGEU GOMEZ ESTEVES

Nós do Centro Acadêmico de Psicologia, como membros da Instituição e do Curso de Psicologia gostaríamos de expressar nosso contentamento com a avaliação, com o resultados da mesma e mais importante, com o empenho dos professores, alunos e demais colaboradores. Gostaríamos de parabenizar em especial nosso coordenador Egeu pela dedicação e pelo ótimo trabalho dedicado ao curso de Psicologia. Parabéns a todos!

domingo, 13 de novembro de 2011

III Id em Festa: O Universo de Thanatos!

 

Vem aí mais uma edição da tradicional festa da Psicologia. Aquela onde todos deixam seus Id' se divertirem livremente, manifestando seus impulsos. Aquela que tem música boa e bebida barata, além de ganhar uma dose de tequila, se chegar até meia noite.

 Sábado, 19 de novembro às 23H.
 Local: Mani d'Bar - José Dias Junior 226, Cassino.
 Antecipados custam R$10,00 com a galera do Centro Acadêmico ou no Bar do Cláudio (no CC).

 Tu não é da Psico? Então entenda:

 (Explicação MUITO simplificada) Em sua segunda teoria o  psicanalista Sigmund Freud estabeleceu três instâncias do aparelho psíquico, são elas: Id, Ego e Superego.


 O Id é responsável pelos instintos, impulsos orgânicos, e os desejos inconscientes. O id não tem contato com a realidade, pode se satisfazer na fantasia mesmo que não realize uma ação concreta referente aquele desejo.
 Os impulsos do id podem trazer á tona necessidades básicas do indivíduo e que foram reprimidas, por exemplo, o instinto sexual infantil, e que muitas vezes nem tem consciência deles de tão reprimidos que se encontram. No id é armazenado tudo o que o indivíduo reprime todas as suas necessidades que não foram satisfeitas. O id é chamado o “princípio do prazer.” (



 PS: Não confiem cegamente em informações deste tipo de site. 




domingo, 2 de outubro de 2011

Evento


Pessoal!

Nosso C.A.Psi tá organizando um evento intitulado “Psicologia Jurídica: não deixe de 'laudo'!”, com minicursos de escrita de laudos, além de mesas-redondas sobre assuntos pertinentes da Psicologia Jurídica. Estamos pensando em fazer isso na terceira semana de novembro, só precisamos decidir uma data. Seguindo a sugestão de alguns colegas que trabalham durante os turnos manhã e tarde, preferindo que os eventos do nosso curso sejam no final de semana, propomos uma votação de duas possíveis datas para o evento. Nossa intenção é agradar o máximo de interessados possível, para que tenhamos um evento produtivo. Por isso é importante que todos votem nas datas que melhor interessam vocês. As opções são: de 16 a 18 de novembro (quarta à sexta-feira), nos turnos manhã e tarde, com festa na sexta ou de 18 a 20 de novembro (sexta à domingo), também manhã e tarde, com festa no domingo. A votação acontecerá aqui no blog até dia 6 de outubro. Cabe lembrar que, para a decisão das datas, também dependemos da agenda e boa vontade dos convidados que irão palestrar e ministrar os minicursos.

Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, comentem abaixo!

E votem galera! Façam sugestões de temas, convidados! O evento é de todos nós!