terça-feira, 20 de novembro de 2012

Forum Social Mundial PALESTINA LIVRE



De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2012, Porto Alegre (Brasil)


A Palestina ocupada pulsa em cada coração livre neste mundo e sua causa continua a inspirar solidariedade universal. O Fórum Social Mundial Palestina Livre é uma expressão do instinto humano de se unir por justiça e liberdade, e é um eco da oposição do Fórum Social Mundial à hegemonia do neoliberalismo, do colonialismo e do racismo através das lutas por alternativas econômicas, políticas e sociais para promover a justiça, a igualdade e a soberania dos povos.

O FSM Palestina Livre será um encontro global de ampla base popular e de mobilizações da sociedade civil de todo o mundo. Ele visa:

1. Mostrar a força da solidariedade aos chamados do povo palestino e à diversidade de iniciativas e ações visando promover a justiça e a paz na região.

2. Criar ações efetivas para assegurar a autodeterminação palestina, a criação de um Estado Palestino com Jerusalém como sua capital, e o atendimento aos direitos humanos e ao direito internacional por:

a) Acabar com a ocupação israelense e a colonização de todas as terras árabes e derrubar o muro;

b) Assegurar os direitos fundamentais dos cidadãos árabe-palestinos de Israel à plena igualdade, e

c) Implementar, proteger e promover os direitos dos refugiados palestinos de retornar a seus lares e propriedades, como estipula a resolução da ONU 194.

3. Ser um espaço para discussão, troca de idéias, estratégias e planos que desenvolvam a estrutura da solidariedade.

Exatamente após 65 anos de o Brasil ter presidido a seção da Assembléia Geral da ONU que definiu a partilha da Palestina, o Brasil vai abrigar um tipo diferente de fórum global: uma oportunidade histórica de os povos de todo o mundo se levantarem onde seus governos falharam.

Os povos do mundo se reunirão para discutir novas visões e ações efetivas para contribuir com a justiça e a paz na região. A participação nesse Fórum deve reforçar estruturalmente a solidariedade com a Palestina; promover ações para implementar os direitos legítimos dos palestinos e tornar Israel e seus aliados imputáveis pela lei internacional.

Conclamamos todas as organizações, movimentos, redes e sindicatos em todo o mundo a se unirem ao FSM Palestina Livre, de 28 de novembro a 1º de dezembro, em Porto Alegre, Brasil.

Juntos podemos levar a solidariedade à Palestina a um novo patamar.

Comitê Organizador do Fórum Social Mundial Palestina Livre
Contato da secretaria executiva:
Brasil: secretaria.fspl@gmail.com
Palestina: samahd@pngo.net

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Assembléia Geral para tirar posicionamento dos estudantes em relação a EBSRH!


Olá Pessoal,

O Centro Acadêmico de Psicologia vem, por meios deste post, divulgar a Assembleia Geral que será realizada nesta terça-feira(20/11) às 17:30, no Anfiteatro do HU, para tirar um posicionamento sobre a adesão(ou não) da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(EBSRH) no HU.




Destacamos a  importância a presença dos estudantes de psicologia por esta decisão afetar diretamente à prática da profissão que escolhemos e a nossa formação, pois flexibiliza as condições de trabalho dos trabalhadores da saúde e tende a  prejudicar a função de ensino da prática do psicólogo hospitalar desempenhada dentro HU.

Mais detalhes sobre os riscos de ser conivente à implantação EBSRH sem a conhecer no texto elaborado pelos companheiros do DAZEF(Diretório da Medicina de Santa Maria, disposto neste link.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ciclo de Debates Integrados


Nesta sexta nós do CAPsi em parceria com o DAFB(DA da medicina) estaremos dando início ao o primeiro "Ciclo de Debates Integrados", numa tentativa de promover a integração entre os estudantes de Psicologia, de Medicina, de demais cursos  interessados pelas temáticas indicadas.
Objetivamos, além da integração estudantil, a formação crítica do estudante, a partir dos temas: Educação, Saúde  e Movimento Estudantil. Buscaremos um entendimento de qual é o lugar das temáticas na sociedade atual e qual é o papel do estudante no processo de mudança.
O Ciclo segue as linhas do EREM(Encontro Regional dos Estudantes de Medicina) que vai acontecer nos dias 15, 16 e 17 de novembro  e do EGEPsi(Encontro Gaúcho de Estudantes de Psicologia) ainda sem data definida.


Para o debate temos alguns textos já pré-definidos pela organização que podem ser encontrados aqui no blog na aba "Textos".






Estamos abertos a sugestões de novas leituras, tanto para o debate de EDUCAÇÃO, que ocorrerá nesta sexta, quanto para os demais temas(SAÚDE e MOVIMENTO ESTUDANTIL). 

Obrigada.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Drogas e Cidadania (CFP)

 Série de vídeos do Conselho Federal de Psicologia sobre Drogas:


 1- SUS, a solução que a sociedade Brasileira construiu




2 - Crack: epidemia ou sintoma?


3 - A volta dos Manicômios


4 - Medicalização e Sociedade 


5 - Mais uma História

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Greve foi tema na retomada das aulas

  

 Na noite de ontem, a pedido do Centro Acadêmico de Psicologia, foi realizada uma grande conversa dos professores para com os alunos sobre a Greve de mais de 120 dias. A reunião teve duração de cerca de 2H e foi a primeira vez que alunos e professores se encontraram em grande número para tratar do assunto (apesar de duas assembleias convocadas pelo C.A.Psi neste período). 
   Os docentes aproveitaram a oportunidade para desmentir as notícias divulgadas pela grande mídia (com relação as porcentagens do reajuste salarial proposto pelo governo e seu ganho real), reafirmar o compromisso com a educação de qualidade neste retorno as aulas e esclarecer questões relativas ao plano de carreira que acabará por tornar a Universidade Pública menos atrativa aos profissionais mais graduados, desqualificando, assim, as Universidades Federais. O Centro Acadêmico, por sua vez, apresentou alguns ganhos estudantis neste período, como a participação estudantil no plano diretor da Universidade; consulta a comunidade acadêmica sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares; contratação de mais uma psicóloga, entre outras. Coube ainda, por parte do Centro Acadêmico, uma crítica a própria Psicologia que não chamou a participação dos estudantes na escolha do destino de uma verba para o curso. 
  Entendendo que as demandas estudantis a nível local a Nacional não foram plenamente atendidas, o C.A estará atento e comprometido em manter os demais acadêmicos do curso informados sobre o andamento das pautas. Também teremos em breve novas assembleias referentes a questão do estatuto, eventos do curso e nova eleição. 

 Lutar para estudar. Estudar para lutar!

Bom retorno a tod@s!

domingo, 23 de setembro de 2012

2ª Mostra Nacional de Psicologia

Do site do CFP: http://site.cfp.org.br/




Cerimônia de encerramento da 2ª Mostra emociona plateia


Parabéns, abraços apertados, com direito a som de violinos e trompas, foi assim que a 2ª Mostra encerrou as atividades na noite deste sábado (22).

Parabéns, abraços apertados, com direito a som de violinos e trompas, foi assim que a 2ª Mostra encerrou suas atividades após a apresentação da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (Neojibá). Durantes os dias 20, 21 e 22 de setembro, o Anhembi (SP), recebeu o maior encontro que a Psicologia já viu. Milhares de pessoas prestigiaram e se emocionaram com as atrações do evento, que trouxe práticas e reflexões para os próximos 50 anos da profissão.
Na cerimônia de encerramento da grande festa da Psicologia, os organizadores do evento agradeceram a presença de cada uma das pessoas que estiveram presentes e aquelas que fizeram o encontro acontecer, colaboradores, entidades parceiras, representantes de outros países e patrocinadores.
Deu tudo certo. Foi com essa frase, e as palavras do educador Paulo Freire, que a coordenadora geral da 2ª Mostra, Monalisa Barros, começou sua fala de agradecimento. “A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”, disse.
Monalisa ressaltou que a Mostra teve a grande qualidade de ser um evento alegre. “Ela foi feita por cada sorriso, cada presença, cada encontro, cada estado brasileiro, amigos de outros países, até das Filipinas tivemos participação”.
A presidente da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), Fernanda Magano, vibrou com o sucesso da Mostra. “Só tenho a comemorar este momento que marca a construção do bem comum e que reforça o nosso foco de atuação, que é o compromisso social. Foi uma festa da diversidade, onde pudemos falar das práticas da Psicologia, conhecer novas coisas e desfrutar da diversidade regional do País e contribuir com o que cada um pode fazer para tornar a profissão mais cidadã”.
Biancha Angelucci, presidenta do Conselho Regional de São Paulo (CRP-SP), também agradeceu a participação de todos e lembrou: “Nossa cidade é a terra da garoa e às vezes fica mais fria por conta da precariedade das condições de vida que temos aqui, nesses três dias São Paulo pode receber o calor do companheirismo, com a presença de cada um de vocês aqui”.
O representante de Angola, Carlinhos Zassala, teve seu momento na cerimônia. “Em nome de Angola, Moçambique e Cabo Verde quero parabenizar este amável encontro. O evento lançou um desafio para os próximos anos, que é atingir um estado de desenvolvimento na Psicologia com objetivo de que todos possamos viver juntos”, disse o sociólogo angolano.
“Foram dias extraordinários, com aprendizagens grandes, momentos de conhecimento onde tive a oportunidade de aproveitar o forró – algo fundamental para a vida, o divertimento”, ressaltou Telmo Baptista, de Portugal.
Em nome da União Lationamericana da Psicologia (Ulapsi), Joel Vásquez, do México, acredita que 2ª Mostra não termina aqui. “Ela vai ser uma maneira de divulgar a Psicologia para o continente. Em nome de toda Ulapsi, quero agradecer a vocês por compartilharem dias tão intensos”.
Para comemorar o final da grande festa da Psicologia, os jovens do Neojibá levaram alegria e animação ao público do auditório Celso Furtado. “Chegamos ao fim. Agora queria que a gente levasse no coração a emoção deste encontro com todas as palavras e ideias produzidas nesta Mostra. A Orquestra Neojibá foi escolhida cuidadosamente para refletir o carinho de todos que estiveram presentes aqui”, finalizou o presidente do CFP, Humberto Verona.
Que venham os próximos 50 anos!
A Mostra vai deixar saudades, afinal, foram três dias de intensas atividades que deixaram o encontro com um colorido especial. Nos três dias da Mostra, os visitantes ultrapassaram os 30 mil. Foram mais de 460 mil visualizações no Facebook, 800 interações no Twitter com a hashtag #2aMostra, 10 mil acessos no site, fato este que fez até a conexão cair.
Das 127 atividades, apenas duas conferências e mesas foram canceladas. O encontro da Psicologia também serviu para articulações entre a categoria. Além disso, foram apresentadas mais de 4 mil práticas psicológicas.
O evento vai ficar na memória, mas não termina por aqui. “Obrigada a todos os participantes, sem os quais, esta festa não faria o menor sentido. Esperamos continuar com o compromisso do bem comum como meta para os próximos 50 anos”, sinalizou o presidente do CFP, Humberto Verona.

domingo, 9 de setembro de 2012

DCE Convoca Assembléia Geral



 Repassamos aos acadêmicos de Psicologia a convocatória de Assembléia Geral, feita pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) - FURG. Ressaltamos a importância da participação dos estudantes nesses espaços que são de discussão e decisão sendo a Assembléia Geral a instância máxima dos acadêmicos da Universidade.

A participação de tod@as é fundamental para garantia de uma democracia real juntos aos acadêmicos da FURG.  


Assembleia Geral do DCE-FURG
Terça-feira, dia 11/09/2012
Às 19h
Local: sala 4114 - Pavilhão 4 (Campus Carreiros)

Pautas:

-Informes;

- Organização de ato e forma de apoio à revindicação de negociação dos professores em greve no país;

- Eleição de representantes para as seguintes comissões:

1 - Comissão de Acompanhamento de questões relativas ao serviço de fotocópias na FURG
2 - Comissão de Acompanhamento do Restaurante Universitário
3 - Comissão de Acompanhamento do Plano Diretor do Campus
4 - Comissão de Reavaliação do Sistema Integrado de Bibliotecas
5 -Comissão de Reavaliação dos critérios de presença, reposição de provas e trabalhos
6 - Comissão de Reavaliação do sistema de atendimento à saúde da FURG
7 - Comissão de Acompanhamento da execução das bolsas estudantis

Diretório Central dos Estudantes - FURG

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Roda Viva | Ricardo Antunes | 03/09/2012



  Professor Ricardo Antunes, sociólogo do trabalho, professor da UNICAMP, fala ao programa Roda Viva sobre as mudanças no sistema de trabalho Brasileiro, tocando ao tema da educação e a forma de governo que leva o funcionalismo público federal à greve.

Semana Acadêmica da Medicina - XXI SAMED



 Psicolegas,

 Acreditando na relevância das trocas e na interdisciplinaridade, repassamos o convite da galera do Diretório Acadêmico Francisco Martins Bastos (DAFB), da Medicina da FURG, para a XXI edição de sua Semana Acadêmica, a realizar-se de 1 a 4 de outubro de 2012:


Boa tarde, colegas!

É com muita satisfação que convidamos a todos para participarem da XXI Semana Acadêmica de Medicina (SAMED), que acontecerá do dia 01 a 04 de outubro. Com o intuito de abordar a saúde de uma maneira mais ampliada, multidisciplinar e humanizante entendemos que a SAMED é um importante espaço para discussão, não somente dos estudantes da área da saúde mas para os demais profissionais em formação. Além disso, gostaríamos de contar com a participação de vocês para que possamos estreitar as relações com os demais cursos visto que estamos distantes do campus Carreiros. Envio em anexo a programação, tanto do Ciclo de Palestras quanto do Minicurso (este último tem uma abordagem mais técnica).Também é possível inscrever Trabalhos para a Mostra de Produção Acadêmica o prazo de submissão de resumos vai do dia 01/09/2012 até 21/09/2012.

Qualquer dúvida, entrem em contato ou acessem nosso blog (  http://www.dafbfurg.blogspot.com.br/ ). É possível ver o vídeo da divulgação http://www.youtube.com/watch?v=fcW3jQYbnLE  .

Abraço a todos,

Arnildo Miranda Júnior
(Presidente Diretório Acadêmico Francisco Martins Bastos)




sábado, 1 de setembro de 2012

Convocação - Assembléia Geral Extraordinária

  

 O Centro Acadêmico de Psicologia convida a todos estudantes do curso para Assembléia Geral Extraordinária.

 Data: Segunda, 3 de setembro
 Horário: 18H
 Local: Sala do Prédio da Psicologia 

 Pautas:
 1) Discussão e Avaliação da Greve
 2) Construção do I EGEPsi (Encontro Gaúcho dos Estudantes de Psicologia)

 Ressaltamos a importância da participação dos estudantes a fim de debater os temas em pauta.  

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Resumo da Reunião Acerca do COGEP/EGEP


   Foi realizado nesta segunda-feira, na sala do Centro Acadêmico de Psicologia, a reunião para debater e esclarecer assuntos relacionados ao Coletivo Gaúcho dos Estudantes de Psicologia (COGEP) e a reunião do mesmo, que será realizada no próximo final de semana, em Santa Maria, e a organização do primeiro Encontro Gaúcho dos Estudantes de Psicologia (EGEP), o qual terá como sede a FURG e será realizado em novembro.

   Viagem – Este encontro em Santa Maria tem como objetivo a troca de ideias sobre a forma de organização do evento. A fim de democratizar ao máximo a organização reservamos lugares no transporte fornecido pela FURG para as demais Universidades da região. Além de 4 representantes da FURG irão 3 da Universidade Federal de Pelotas (confirmados), 3 da Universidade Católica de Pelotas (confirmados), 3 da Anhanguera (a confirmar), e 1 da Universidade da Região da Campanha (confirmado).

  Uma das proposta que será levada pela FURG a Santa Maria é a parceria com Cooperativas, aproveitando o evento para estimular e conscientizar os participantes sobre a importância da economia solidária.

  Ainda será defendida a ideia da opção vegetariana ou vegana nas refeições do EGEP sendo escolhido um desses dois cardápios como opção através de um levantamento junto aos participantes. Obs: Teremos a opção de carne normalmente, além da vegetariana ou vegana.

  Alguns tópicos que defenderemos que sejam abordados serão: CAPS – com participação de profissionais e usuários; o tema da Greve; Coletivos; Ato Médico; além do já citado Cooperativismo. Será proposto, também, que o evento conte com uma feira de trocas.

 Todas essas propostas serão debatidas junto aos estudantes das demais Universidades do Estado e será permanentemente discutido com os colegas da FURG. Para tanto foi acordado que convocaremos periodicamente Assembleias Extraordinárias (ainda que em período de greve) como forma de democratizar a construção do evento.
Fiquem ligados. Partcipem!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Convocação de Assembleia Extraordinária.


Olá psicolegas,

Como já falamos no post anterior estamos unindo forças com as demais universidades do estado para construir o Primeiro Encontro Gaúcho de Estudantes de Psicologia.
Para isso, no dia 18 e 19 desse mês realizaremos a primeira reunião presencial do Coletivo Gaúcho de Estudantes de psicologia(COGEP), em Santa Maria.
A idéia é que o maior número de estudantes possam participar ativamente da construção do evento e que essa não fique centralizada somente em estâncias representativas como DAs e CAs. 
Buscando uma participação ampla dos estudantes da FURG, resolvemos convocar uma assembleia extraordinária para o dia 13.08, às 18:30, na sala do CAPsi para apresentar o pré-projeto desenvolvido pelo CAPsi Furg em parceria com as demais universidades do estado e agregar as sugestões de vocês.


É necessário dar destaque para a escolha da FURG como sede do evento, o que evidência a importância da cooperação dos estudantes daqui desde já, na construção das idéias.

Esperamos vocês! 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

EGEP



Olá, afim de descentralizar a organização do evento, promovendo a participação ativa de todos estudantes do curso de psicologia da FURG e demais Universidades do estado, compartilhamos aqui  a proposta(ainda em construção) do primeiro EGEP, que, ao que tudo indica será sediado por nós, ainda esse ano, em novembro. 
O projeto já foi enviado às demais universidades interessadas via facebook, que até agora se manifestaram favoráveis, interessados em agregar idéias e formar uma comissão organizadora integrada.
Contamos com a participação de todos !


Encontro Gaucho de Estudantes de Psicologia - EGEP
Proposta de local e organização



De onde vem, pra onde e como vai...

Encontros de estudantes de psicologia são um importante dispositivo para o intercambio de idéias, troca de experiências e revisão crítica das práticas em psicologia dentro e fora da universidade.
A exemplo disso temos o ENEP(Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia) que vem, desde 2003, através do Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP), constituindo uma entidade aglutinadora de lutas estudantis, que debate os currículos dos cursos de psicologia e as práticas profissionais.
Na região sul temos o EREPSul (Encontro Regional de Estudantes de Psicologia da Região Sul), um evento organizado pelo COREPSul (Coletivo de estudantes de Psicologia da região Sul do Brasil) desde maio de 2005, com o intuito de possibilitar aos estudantes da região Sul do país um momento de troca de experiências acerca de suas universidades, cursos e ações estudantis, bem como fomentar discussões sobre o Movimento Estudantil da Psicologia.
Com o objetivo de provocar uma discussão sobre estas contingências no estado do Rio Grande do sul, contribuindo e enriquecendo os demais encontros, surge a proposta de organização de um Encontro Gaúcho de Estudantes de Psicologia (EGEP).
A proposta, ainda em aberto, é que este siga a metodologia do EREP, um evento autogestionado e totalmente horizontal, onde os participantes são todos construtores, todos são responsáveis pela organização e continuidade do evento que esta permanentemente em processo de construção.
O EREP conta com três principais instrumentos para fomentar as trocas de idéias e experiências, são eles os EROS(Espaços de Rever Olhares Singulares), os ELFOS(Espaços de Livre Fomentação) e os Discursos Circulatótios.
Os EROS funcionam como oficinas teóricas, constam na grade de programação do evento e tem como responsáveis um mediador, que a partir de um tema especifico provoca debates e vivências. Para o EGEP alguns temas já estão previamente determinados via internet, porém ainda a serem discutidos como:
  •  Acomodação x Luta
  •  Representação e Competência = Separação e impotência
  • SUS como Social
  • Movimento Estudantil dentro e fora da Universidade
  •  Reforma Psiquiátrica
  • Militância x Mercado de Trabalho
  •  Ato Médico
  • Marcha das Vadias, Marcha da Maconha. Para que(m) marcharmos?
  • Frutos da Ditadura Militar
Os ELFOS Não constam na programação, e isso quer dizer que eles podem brotar espontaneamente de qualquer participante do evento e sobre qualquer tema, ligado ou não a psicologia.
Já as os Discursos Circulatótios são rodas de conversas com temas previamente sugeridos e com possíveis convidados. Onde há, no primeiro momento uma exposição de idéias pelos convidados e a seguir formação de pequenos grupos de participantes para a discussão, depois socializada no grande grupo.

Por que Rio Grande?

Acreditamos que a criação de um Encontro Gaucho de Estudantes de Psicologia venha contribuir para o fortalecimento do movimento estudantil no RS e reunir os estudantes do estado para discutir temas relevantes à Psicologia e a nossa sociedade de maneira diferenciada. Por isso é interessante que este primeiro encontro aconteça na FURG, onde o movimento estudantil está se reerguendo e construindo uma nova Universidade; assumindo, em tempos de Greve e intensificação da luta por uma educação de qualidade, papel relevante junto ao Movimento Nacional e levando novamente a discussão política ao dia a dia da comunidade acadêmica.
O curso de Psicologia da FURG tem apenas seis anos, está em processo de formação da identidade do curso e entendemos que o evento terá muito a contribuir neste processo, trazendo à Universidade problemáticas relacionadas a sociedade, educação, saúde e sobretudo à própria psicologia nestes contextos.
Além disso, por mais jovem que o curso de Psicologia da FURG seja, já podem ser observadas características bem marcantes dentro de seu contexto de estruturação, pois o curso é muito bem caracterizado pela ênfase em questões sociais. Isso é notório pelas práticas que são desenvolvidas pelos professores, e pelos estudantes, que por sua vez
estão presentes em diversas manifestações sociais, relacionadas direta e indiretamente a assuntos ligados a Psicologia, tais como:
  •  Marcha das vadias, com participação nas marchas de Pelotas, Rio Grande e Santa Maria;
  •  Massa Crítica Rio Grande;
  •  Coletivo de estudantes negros e negas da FURG
  •  CAMALEÃO Coletivo LGBT da FURG
  •  Participação dentro da Comissão de Greve da Universidade.
  •  Participação em movimentos relacionados à Reforma psiquiátrica
Almejamos uma sociedade justa e igualitária e buscamos uma psicologia que contribua para isso. Entendemos que o EGEP é importante para o processo de formação e mobilização dos estudantes na construção de uma nova Psicologia. Acreditando que o diálogo, é fundamental para que alcancemos essa sociedade, cujas práticas dialógicas ainda são superficiais e pouco avançam em sentido coletivo.
A Universidade Federal de Rio Grande, como sede para o evento, tem facilitadores como a proximidade com quatro cursos de Graduação em Psicologia (FURG, UFPEL, UCPEL e Anhanguera). Além disso, o Campus Carreiro oferece totais condições para o evento e já contamos com o apoio da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis, desconto na alimentação e espaços pré-agendados, para o desenvolvimento do evento, como oficinas, EROS, ELFOS, rodas de discussões/trocas de aprendizagens.

Infra-estrutura
CIDEC-Sul:
O local em que provavelmente, será desenvolvido o evento será o Centro integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro do Extremo Sul -CIDEC-Sul, pois já contamos com o pré-agendamento do mesmo para a possível data do evento(2, 3 e 4 de novembro).
As características do espaço permitem que sejam desenvolvidas varias atividades concomitantemente, pois o CIDEC-Sul tem destaque no que diz respeito ao seu auditório, pois é o único em suas proporções e características, em toda região sul do Estado.
A Universidade Federal do Rio Grande conta com um Hotel de Trânsito gratuito disponível para os participantes do evento, possuindo quartos duplos e triplos com cama e banheiro coletivo(por andar). Os hóspedes precisam trazer roupas de cama/cobertores e objetos de higiene. Não é fornecido café da manhã.

Alojamento:
O alojamento dos estudantes poderá vir a ser no Centro esportivo da instituição, em uma estrutura coberta, perto do CIDEC-Sul, localizada no centro esportivo, que oferece:
  •  Barracas dentro do da estrutura coberta;
  •  Barracas em uma parte com gramado;
  •  Para quem não pretende levar barraca, ainda há possibilidade de levar apenas seus colchões.
Como segunda opção contamos ainda com o ginásio de esportes do CAIC (Centro de Atenção Integrada a Criança), que está localizado dentro do campus da Universidade. Este espaço também é amplo e coberto.
É importante destacar, que em caso de falta de espaço no alojamento coberto, será dada prioridade deste tipo de alojamento para quem não levar barraca
.
Alimentação do evento:
A alimentação contará com o apoio da PRAE (Pró Reitoria de Assuntos Estudantis), que irá disponibilizar vales descontos de alimentação, independente qual seja o número de participantes do evento.
Será um Buffet oferecido pelo Restaurante Universitário da FURG, um espaço amplo, capaz de comportar grande número de pessoas, de forma confortável. O RU fica no mesmo local do campus onde todas as atividades serão desenvolvidas, com exceção das festas.

Chuveiros:
Algo muito importante em todos os eventos é função dos banheiros, onde muitas vezes acabam sendo geradas muitas filas e muita demora, nós aqui da Psicologia FURG contamos com doze banheiros, sendo seis deles femininos e os outros seis masculinos. Com água quentinha. E com lugar para colocarem suas roupas enquanto estão tomando banho.
Meninas, o banheiro feminino tem um espelho de corpo inteiro.

Festas do Evento:
Como um dos atrativos turísticos da cidade, Rio Grande conta com a praia do Cassino, onde pretendemos que seja realizado um luau em uma das noites, possibilitando as trocas em um ambiente agradável a beira-mar. Esta proposta foi pensada uma vez que, no mês de Novembro o clima já esteja favorável para a realização do luau. Cabe destaque, podemos contar com o apoio da prefeitura da cidade para eventuais iluminações do local.
Na segunda noite de evento, será realizada a tradicional festa dos acadêmicos de psicologia da FURG, a ID em festa.

Propostas:
  •  Propomos a formação de uma comissão de estudantes de psicologia, tendo preferencialmente, como participantes membros de todas as universidades de psicologia do Estado, para que participem da construção do evento;
  • Maior intercâmbio com a comunidade, por exemplo usuários de serviços de saúde mental e profissionais de psicologia, não só professores como também técnicos;
  •  Temos o intuito de desenvolver um evento abrangente, que busque por temáticas variadas. Desta forma, buscamos contribuir de forma ampla e variada para a formação acadêmica, assim como para a vida dos participantes;
  • Feiras de trocas:  no curso de Psicologia aqui da FURG estamos montando uma biblioteca de Xerox, onde recebemos doações de textos que os alunos não irão mais usar durante o curso. Para que assim, outros alunos que ainda não tiveram a disciplina possam fazer a retirada. Isso evita a perda de tempo no balcão de cópias, economia de dinheiro e o desperdício de Xerox e de papel com isso pensamos estar contribuindo um pouquinho para o meio ambiente. Pensamos na possibilidade de haver mais arrecadações mediante trocas de textos. Por isso, pensamos na possibilidade de haver este espaço.

domingo, 10 de junho de 2012

Cupula dos Povos; Rio+20 e MST


A crise ambiental não será resolvida pelo mercado (Marcelo Durão, representante do MST)

O representante da Via Campesina e do Movimento dosTrabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Rio de Janeiro, Marcelo Durão, defendeu que os problemas ecológicos, do ambiente, do trabalho e das cidades não são resolvidos pelo mercado ou pelas “falsas soluções” que ele apresenta.

Durão explicou que os movimentos sociais do campo pretendem fazer na Cúpula dos Povos, que ocorrerá paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho próximo, no Rio, uma reflexão sobre as causas estruturais do sistema econômico que vigora hoje no mundo e como elas afetam os territórios, tanto nas cidades quanto no campo.

Durante a cúpula, que se estenderá de 15 a 23 de junho, as diversas organizações não governamentais (ONGs) brasileiras e internacionais planejam apresentar experiências concretas que os povos vêm fazendo em todo o mundo. “E que, para nós, são as verdadeiras soluções de preservação ambiental e de respeito (ao meio ambiente), que socializam a riqueza e fazem uma lógica totalmente diferente da que está sendo proposta pela Rio+20, que pretende resolver os problemas pelo mercado”.

Durão assegurou que a contribuição das ONGs que participarão da Cúpula dos Povos será de crítica na Rio+20. “Vamos tentar propor outro paradigma, outra sociedade e outra visão para a solução dos problemas ambientais e de acúmulo e concentração de riqueza”. Ele não tem dúvida de que existem soluções diferentes e que não passam, necessariamente, pela elaboração de grandes acordos, como os que estão sendo feitos entre chefes de Estado e grandes corporações.
A ideia é mostrar soluções que envolvam a sociedade civil na prática. Instituições do Cerrado brasileiro, por exemplo, querem demonstrar a experiência das cisternas comunitárias; os agricultores familiares pretendem apresentar experiências da agroecologia, que se contrapõem ao agronegócio. “Não só ficar na crítica, mas mostrar que existem soluções concretas para os problemas que estão aí”.

Membro do Comitê Facilitador da Sociedade Civil na Rio+20, pelo lado brasileiro, Durão revelou que alguns temas já definidos para debates coletivos na Cúpula dos Povos são direitos humanos e territoriais (campo e cidade); bens comuns; agricultura e soberania alimentar; soberania energética e indústria; valores e paradigmas.

A Cúpula dos Povos pretende lançar um documento geral, além dos temáticos, ao fim do evento. “Os objetivos nossos são tentar uma agenda global unificada, tanto de luta, de mobilização, quanto de denúncia das falsas soluções, e uma rearticulação global, nos moldes do que a gente conseguiu fazer na Área de Livre Comércio das Américas (Alca)” – tratado de comércio proposto pelos Estados Unidos em 1994, com o objetivo de eliminar barreiras alfandegárias entre os 34 países da região.

Marcelo Durão disse ainda que a proposta agora é articular as organizações, com a finalidade de pensar questões maiores que ultrapassem a cúpula. “A Cúpula dos Povos é um processo dentro de tudo que a gente tem feito. Existe a clara noção de que o evento não se encerrará em si mesmo, mas terá continuidade”.

Para a Via Campesina, a expectativa é pessimista em relação à Rio+20. Durão apontou as grandes corporações como os principais vilões da crise financeira, iniciada em 2008, e da atual crise econômica que se expande na Europa, na medida em que conseguem colocar seus interesses acima (dos interesses) do Estado. Para ele, as estratégias formuladas têm como única meta centralizar e acumular riqueza nas grandes corporações. Essas estratégias, acrescentou, não visam, de fato, a solucionar problemas como os que estão ocorrendo no mundo, entre eles as mudanças das leis trabalhista e ambiental.

“A mudança do Código Florestal vai possibilitar o desmatamento e a entrada do agronegócio em 8 mil hectares que ainda estão intocáveis”, disse. Ele classificou como cilada um dos temas que serão abordados na Rio+20, que é a economia verde. “Você tenta travestir de verde o mau e velho capitalismo”.
Segundo Durão, trata-se das mesmas estratégias do passado, “só que, agora, com foco ambiental e climático”. No fundo, permanecem as metas de descentralização e acúmulo de riquezas, às quais se somam elementos voltados à sustentabilidade, como fontes renováveis de energia, serviços ambientais, sequestro de carbono, declarou. “Essas estratégias que permeiam as empresas, como educação ambiental para uma comunidade que está sendo atingida por mineração, por exemplo, não solucionam o problema ambiental”.

Na visão de Durão, a Rio+20 pode ser um grande sucesso “para as grandes corporações e as empresas”. Ele considera que a grande diferença entre a Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em 1992, também no Rio de Janeiro) e a Rio+20 é que, na primeira, o diálogo e os questionamentos eram feitos diretamente entre os chefes de Estado, nações e a sociedade. “A sociedade está de fora. Hoje, o diálogo é entre chefes de Estado e nações com grandes corporações”.
 
Com informações da Agência Brasil
Fonte: Sul21

sábado, 26 de maio de 2012

Greve - Informações


QUEREMOS AULA , MAS COM QUALIDADE!


 Na sexta-feira, dia 25 de maio, após reunião, o Conselho Universitário reconheceu oficialmente a greve deflagrada pelos professores no dia 17 de maio, e dos estudantes, deflagrada dia 21. O blog "Greve Estudantil FURG" trouxe esclarecimentos sobre o significado prático da decisão do CONSUN:


1- O calendário não foi suspenso, continua válido, entretanto, temos a garantia de que ele será reestruturado. Apenas uma questão de nomenclatura.

2- O que garante que as aulas devem ser repostas é a homologação da greve pelo CONSUN.

3 – Os professores, enquanto a greve estiver deflagrada, podem dar aulas e os alunos que assistirem podem pedir a validação das mesmas. Entretanto, após a reestruturação do calendário ele, obrigatoriamente, terá que repor essas aulas. Portanto cabe de cada professor decidir se dará a mesma aula duas vezes.

4 – Os professores não podem fazer retaliação com os estudantes grevistas! Qualquer coação avisem-nos!


  Visto que as reivindicações emergenciais foram atendidas, os estudantes grevistas decidiram, em reunião realizada ontem (25) às 20H, desocupar o predio da Reitoria, contudo, a mobilização continua. A convite da APOFURG os estudantes estão, agora, acampados na sede do Sindicato, mantendo as discussões abertas a todos alunos que quiserem participar e como forma de pressionar Governo e Reitoria pelo atendimento das demais pautas.

  Assédio Moral:

 Na reunião das 20H do dia 25 diversos estudantes demonstraram preocupação sobre a possibilidade de serem coagidos pelos professores que optam por "furar a greve". Embora os alunos de Psicologia não estejam ameaçados visto a adesão à greve de 100% do corpo docente, o Centro Acadêmico de Psicologia se mostra solidário aos alunos dos demais cursos e se colocou a disposição, pelos membros presentes na reunião, a ajudar os alunos que se sentirem ameaçados, procurando os órgãos responsáveis e tomando as medidas cabíveis.

 Comissão de Greve:

 Na reunião convocada pelo DCE e realizada no dia 24, foi apresentada as pautas locais construida pelos estudantes e formada a Comissão de Greve. O Centro Acadêmico de Psicologia defendeu que a comissão fosse composta por cadeiras para cada curso, coletivo e organização de estudantes da FURG. Ou seja, os Centros/Diretorios Acadêmico, Coletivos, DCE, Movimento de Ocupação tem uma cadeira na Comissão de Greve, e tem autonomia para trocar o membro representante. A proposta foi aprovada por ampla maioria dos presentes.  
 
 Mantenha-se informado sobre a greve dos docentes: http://www.aprofurg.org.br/portal/

 Mantenha-se informado sobre a greve dos discenteshttp://greveestudantilfurg.wordpress.com/



Mapa das Universidades. UFSM já está em greve!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Informes sobre a Greve e Convocação para Assembleia


Alunos em reunião de portas abertas com o Reitor Cousin. Reunião do CONSUN está marcada para sexta.


O Centro Acadêmico de Psicologia comunica aos estudantes que, em Assembleia Geral Extraordinária convocada com urgência para o dia de ontem (23/05) ficou decidido, por ampla maioria dos alunos presentes, que os estudantes de Psicologia apoiam a Greve dos Professores e a Greve Estudantil e a adição de pautas específicas para o curso de psicologia. Além disso, foi prestado esclarecimentos sobre a Greve, inclusive com presença do Comando de Greve dos Professores.

Os alunos grevistas, inclusive representantes do C.A.Psi, continuam acampados na reitoria. Uma das conquistas do Movimento de Ocupação foi a convocação de reunião do CONSUN (Conselho Universitário) para sexta-feira, uma das exigências na reunião com o Reitor Cousin. O Conselho tem o poder de suspender o calendário acadêmico (o que garante que as aulas, desde o decreto da greve, deverão, obrigatoriamente, ser repostas) e reconhecer a Greve Estudantil. Ademais, esta em construção permanente as pautas específicas dos estudantes, que serão debatidas e votadas em Assembleia Geral. A Greve Estudantil já recebeu apoio da APTAFURG e APROFURG. Mais informações: http://greveestudantilfurg.wordpress.com/


Assembleia Geral dos Estudantes:

Está convocada para hoje Assembleia Geral dos Estudantes para debater e decidir assuntos relativos à greve. A Assembleia acontece hoje, dia 24, às 19H, no Centro de Convivência (CC) do Campus Carreiros. 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Assembleia Extraordinária - Greve



  Devido aos últimos acontecimentos, em virtude da greve, o Centro Acadêmico de Psicologia convoca os estudantes para Assembleia Geral Extraordinária para esclarecimentos com relação a greve dos professores e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e também para posicionamento discente com relação as mesmas. 
 AMANHÃ, 23/05, 18H NO PRÉDIO DA PSICOLOGIA!
 Pedimos o comparecimento de todos pois os assuntos são de extrema urgência e relevância.

 Pautas:
 1) Greve dos Professores
 2) Greve dos Estudantes e "Ocupação" da Reitoria
 3) Reivindicações dos estudantes do curso de Psicologia para somar à pauta geral


PSICOLOGIA 100% EM GREVE
PROFESSORES E ESTUDANTES NOSSA LUTA É UMA SÓ

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Carta de Apoio à Greve




  Por acreditar na educação como meio de transformação social, na valorização dos professores como fator decisivo para uma educação de qualidade, e por acreditar na luta como meio legítimo de atingir tais objetivos, o Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG declara, através deste, apoio a greve dos docentes deflagrada há pouco em Assembleia.

  O CAPsi entende como justa a luta destes professores, contudo, a medida exige o sacrifício, compreensão e apoio dos estudantes para que transcorra da melhor melhor maneira possivel e em menor tempo. Nosso apoio se dá justamente nessa perspectiva, na parcela que nos cabe, dando suporte aos professores visando pressionar o Governo Federal para que demonstre o mínimo de compromisso para com a Educação.

  Frisamos, entretanto, que este não é um periodo de férias, e sim de luta e estaremos atentos para cobrar a participação dos professores do curso de Psicologia na agenda de greve.  

  A postura do Centro Acadêmico é coerente com o compromisso assumido para com os alunos, uma vez que lutar pela valorização da educação transcende os benefícios imediatos, é lutar pelos estudantes de hoje e de amanhã!

Entenda os Motivos da Greve

  Entre as reivindicações a categoria cobra do Governo que seja cumprido acordo assinado no início do ano passado. Este acordo prevê reajuste salarial de 4% (menor que a inflação), reestruturação da carreira docente e incorporação das GEMAS (Gratificação Específica do Magistério Superior). Além disso, melhorias nas condições de trabalho nas Universidades, visto que o investimento em estrutura e no quadro de professores não acompanha o crescimento do número de alunos, e reivindicações próprias de cada Universidade.

  Além da pauta nacional os docentes construíram uma pauta local para discutir a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o corte da URP e a participação no debate do processo eleitoral à reitoria.

  Fique por dentro do andamento da greve acompanhando o site da Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande: http://www.aprofurg.org.br/portal/


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relatório Sobre a Marcha das Vadias - Rio Grande


Este Domingo, (13 de Maio) Dia das Mães e também da Abolição da Escravatura, não poderia ter sido mais bem representado. Homens, Mulheres e Crianças, munidos de cartazes, vozes e corações, foram um só na luta contra o Machismo, Racismo e Homofobia. Participando do movimento Internacional, Marcha das Vadias, no balneário Cassino, uma média de 200 pessoas protestaram contra a violência e a discriminação especialmente contra mulheres, mas também de todas as minorias. Em busca de liberdade e igualdade a marcha encheu as ruas do balneário de cores.

O marcha foi organizada pelo coletivo “É Nois” (coletivoenois.blogspot.com) e teve apoio de instituições como: SINTERG, APTAFURG, APROFURG e Arte-Estação, também estiveram presentes no evento, diversos grupos como: o Centro Acadêmico de Psicologia (CAPsi-FURG), o Diretório Acadêmico Rui Barbosa do Direito (DARB-FURG), Coletivo CAMALEÃO e o grupo Massa Critica, de Rio Grande; DCE-UFSM e Coletivo VOE de Santa Maria; Coletivo Barricadas e DCE-Ufpel de Pelotas, entre outras pessoas de Bagé e Porto Alegre vindas especialmente para participar do evento.

A manifestação ocorreu de forma pacífica, buscando alertar a sociedade para a discriminação AINDA sofrida pelas mulheres e outros grupos, dentro do nosso modelo de sociedade. A recepção do publico que assistiu a manifestação foi bastante positiva, destacando a presença de alguns pais que levaram seus filhos, proporcionando às crianças o contato com a diversidade.

É importante que tenhamos cada vez mais adeptos à movimentos como esse, ampliando a percepção das pessoas para as diversas formas de preconceito que permanecem de forma velada oprimindo a liberdade.
A marcha também levou informação, divulgando dados sobre a violência e discriminação.
"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela." (Shaw) "Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma." (Goethe)



terça-feira, 1 de maio de 2012

Relatório sobre Congresso da ULAPSI


Membros do CAPsi FURG, DAPsi UFSM e DCE UFSM na sede do CEUP - Universidad de La Republica

Foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de abril, em Montevidéu, o IV Congresso da União Latino Americana de Psicologia (ULAPSI), com o tema “Construindo a Identidade Latinoamericana de Psicologia”. O evento e a entidade organizadora tem por objetivo a exposição de alternativas que combatam os efeitos da crise do sistema capitalista, e foi neste sentido que as apresentações de trabalho se encaminharam, voltadas para o compromisso social e combate às desigualdades.

                Estiveram presentes no congresso um grupo de estudantes do curso de Psicologia - FURG, dentre eles, membros do Centro Acadêmico, além do Coordenador do Curso nesta Universidade, Professor Egeu Esteves. O evento possibilitou não somente trocas entre os presentes, mas promoveu uma aproximação no que se refere ao movimento estudantil.

                Na oportunidade o Centro Acadêmico de Psicologia FURG, através dos membros presentes, interou-se sobre as lutas do movimento estudantil de Santa Maria, tanto DAPsi como DCE, e como muitas delas são as compartilhadas pelos estudantes da FURG, e atividades de trocas e integração serão estabelecidas com o DAPsi UFSM. Além disso, o CAPsi esteve presente na sede da CEUP (Centro de Estudiantes Universitarios de Psicología) onde conversou rapidamente com alguns dos membros e deixou como recordação, na porta de entrada da sala, um adesivo da Psicologia FURG.

                O contato mais estreito estabelecido com essas instituições (DAPsi UFSM, DCE UFSM e CEUP) possibilitou uma reavaliação do movimento estudantil na FURG e (principalmente) dentro do próprio Centro Acadêmico de Psicologia, o que certamente trará como resultado a evolução do CAPsi FURG e um engajamento ainda maior de seus integrantes com as lutas dos estudantes. 

                Por fim, o CAPsi trouxe do evento materiais como revistas, panfletos, jornais, DVD’s e livros, que ficarão a disposição dos alunos na sala do CAPsi, no prédio da Psicologia. Confiram, visitem a sala do CAPsi e ajudem a fazer um Centro Acadêmico participativo!

Abraços! 


Presente do CAPsi FURG                                                                       A única luta que se perde é a que se abandona   


Apoio do Centro Acadêmico à Marcha das Vadias




O Centro Acadêmico de Psicologia (CAPsi) FURG, deixa registrado apoio ao movimento Marcha das Vadias e convida todos a participar!

DIA 13 DE MAIO na Avenida Rio Grande – Cassino
MARCHA DAS VADIAS – Rio Grande 2012
Concentração às 14h30min na Antiga Estação

Em janeiro de 2011, ocorreram diversos casos de abuso sexual contra mulheres na Universidade de Toronto. Neste período o policial Michael Sanguinetti fez uma observação para que "as mulheres evitassem se vestir como putas, para não serem vítimas". 

Em abril de 2011 em Toronto no Canada, teve inicio a Marcha das Vadias (SlutWalk) este primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas e desde então tornou-se um movimento internacional realizado em todo o mundo. Já ocorreu em Toronto, Los Angeles, Chicago, Buenos Aires, Amsterdã, entre outros lugares. No Brasil já ocorreu em São Paulo, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, além de Pelotas e agora é a vez de Rio Grande.

A Marcha protesta primordialmente contra a ideia de que mulheres que são vítimas de estupro por causa do estilo de roupa que vestem. 

A primeira Marcha das Vadias no Brasil aconteceu em São Paulo em 4 de junho de 2011. A criação de uma página no Facebook, teve mais de 6000 pessoas confirmando presença no evento. No entanto, cerca de 300 pessoas compareceram, de acordo com a contagem da Polícia Militar. Neste mesmo ano iniciou-se a manifestação em Recife e Brasília. No Brasil, a marcha também chama atenção para o número de estupros ocorridos no país, cerca de 15 mil mulheres são estupradas por ano.

Um dos slogans da Marcha é “SOMOS VADIAS SOMOS LIVRES!


Convocatória para a Marcha das Vadias - Rio Grande/RS - Domingo, 14:30h, Cassino.