A segunda edição do Cinedebate CAPsi 2013, que ocorreu no dia 14 de agosto, teve como tema a Psicologia e Diversidade Sexual. Acadêmicos dos cursos de Psicologia e História, e os psicólogos presentes escolheram assistir o documentário "Porque a Bíblia me diz assim" e debater o tema proposto, com contribuições do assistente social e militante Tomaz Nonticuri.
Documentário: Porque a Bíblia me diz assim"
For The Bible Tells Me So (EUA, 2007), baseia sua narrativa a partir do ponto de vista de seis familias extremamente religiosas - incluindo os pais do anglicano Gene Robinson, primeira pessoa abertamente gay ordenado a bispo por uma denominação cristã - e suas experiências pessoais em lidar com a identidade sexual de seus filhos, em contraponto à sua fé. A cada declaração percebemos que seja qual for a opinião sobre a homossexualidade ou a Bíblia, as coisas mudam de escopo quando estas afetam, de alguma forma, a base familiar.
O documentário também lida com os textos bíblicos, suas incongruências (é citado o famoso trecho de Leviticos que declara a homossexualidade como uma abominação e diz o mesmo sobre quem come camarão) e a ignorância da grande massa que lê a Bíblia em pedaços, influenciados por sua própria educação. Além de mostrar o medo pelo desconhecido, sentimento alimentado por séculos pela fé cristã.
Por fim, For The Bible coloca no centro do debate a pergunta: é uma escolha ou não (ser gay)? O filme assume essa pergunta de maneira criativa e divertida, através da utilização de uma humorada animação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário