sexta-feira, 23 de agosto de 2013

2º Cinedebate CAPsi 2013 - Psicologia e Diversidade Sexual

        A segunda edição do Cinedebate CAPsi 2013, que ocorreu no dia 14 de agosto, teve como tema a Psicologia e Diversidade Sexual. Acadêmicos dos cursos de Psicologia e História, e os psicólogos presentes escolheram assistir o documentário "Porque a Bíblia me diz assim" e debater o tema proposto, com contribuições do assistente social e militante Tomaz Nonticuri.

Documentário: Porque a Bíblia me diz assim"

For The Bible Tells Me So (EUA, 2007), baseia sua narrativa a partir do ponto de vista de seis familias extremamente religiosas - incluindo os pais do anglicano Gene Robinson, primeira pessoa abertamente gay ordenado a bispo por uma denominação cristã - e suas experiências pessoais em lidar com a identidade sexual de seus filhos, em contraponto à sua fé. A cada declaração percebemos que seja qual for a opinião sobre a homossexualidade ou a Bíblia, as coisas mudam de escopo quando estas afetam, de alguma forma, a base familiar. 

O documentário também lida com os textos bíblicos, suas incongruências (é citado o famoso trecho de Leviticos que declara a homossexualidade como uma abominação e diz o mesmo sobre quem come camarão) e a ignorância da grande massa que lê a Bíblia em pedaços, influenciados por sua própria educação. Além de mostrar o medo pelo desconhecido, sentimento alimentado por séculos pela fé cristã. 

Por fim, For The Bible coloca no centro do debate a pergunta: é uma escolha ou não (ser gay)? O filme assume essa pergunta de maneira criativa e divertida, através da utilização de uma humorada animação.






quinta-feira, 1 de agosto de 2013

2ª Assembleia Ordinária do Centro Acadêmico de Psicologia - FURG

O Centro Acadêmico de Psicologia da FURG enquanto entidade de representação estudantil convida a todos os estudantes de Psicologia a participarem da 2ª Assembleia Ordinária do Centro Acadêmico de Psicologia - FURG (CApsi), marcada para próxima terça-feira (6/08), às 16h30min, no prédio do Movimento Estudantil (prédio cinza, entre o CC e o novo RU), com as seguintes pautas:

1) Avaliação sobre a gestão vigente
2) Eleger a nova gestão


Alunos da FURG participaram do curso de Psicologia do Esporte

Os alunos do curso de Psicologia da FURG Mikael Correa, Kauane Santos e Mariana Guariento Machado participaram  do curso de Psicologia do Esporte - Teoria e Prática,  ministrado pelo Professor Márcio Geller Marques, Doutor em Esporte e Rendimento pela Universidade Catiz da Espanha. O curso teve a participação de 42 alunos, entre estudantes e profissionais das áreas de psicologia e educação física do interior do RS, Porto Alegre e Grande Porto Alegre.  A Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI) promoveu o curso nos dias 29 e 30 de julho de 2013.

A coordenação do curso foi da diretora da Divisão de Esportes, psicóloga Rejane Corrêa Menezes, e do psicólogo voluntário Júlio Cézar Nunes. Este curso será disponibilizado a todas as universidades do interior do Estado e também de Porto Alegre que tiverem interesse em realizá-lo. Contatos para informações: rcorrea@internacional.com.br.


Primeira turma do curso de Psicologia do Esporte


fonte: http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=20934