quarta-feira, 16 de maio de 2012

Carta de Apoio à Greve




  Por acreditar na educação como meio de transformação social, na valorização dos professores como fator decisivo para uma educação de qualidade, e por acreditar na luta como meio legítimo de atingir tais objetivos, o Centro Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG declara, através deste, apoio a greve dos docentes deflagrada há pouco em Assembleia.

  O CAPsi entende como justa a luta destes professores, contudo, a medida exige o sacrifício, compreensão e apoio dos estudantes para que transcorra da melhor melhor maneira possivel e em menor tempo. Nosso apoio se dá justamente nessa perspectiva, na parcela que nos cabe, dando suporte aos professores visando pressionar o Governo Federal para que demonstre o mínimo de compromisso para com a Educação.

  Frisamos, entretanto, que este não é um periodo de férias, e sim de luta e estaremos atentos para cobrar a participação dos professores do curso de Psicologia na agenda de greve.  

  A postura do Centro Acadêmico é coerente com o compromisso assumido para com os alunos, uma vez que lutar pela valorização da educação transcende os benefícios imediatos, é lutar pelos estudantes de hoje e de amanhã!

Entenda os Motivos da Greve

  Entre as reivindicações a categoria cobra do Governo que seja cumprido acordo assinado no início do ano passado. Este acordo prevê reajuste salarial de 4% (menor que a inflação), reestruturação da carreira docente e incorporação das GEMAS (Gratificação Específica do Magistério Superior). Além disso, melhorias nas condições de trabalho nas Universidades, visto que o investimento em estrutura e no quadro de professores não acompanha o crescimento do número de alunos, e reivindicações próprias de cada Universidade.

  Além da pauta nacional os docentes construíram uma pauta local para discutir a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, o corte da URP e a participação no debate do processo eleitoral à reitoria.

  Fique por dentro do andamento da greve acompanhando o site da Associação dos Professores da Universidade Federal do Rio Grande: http://www.aprofurg.org.br/portal/


Nenhum comentário:

Postar um comentário