segunda-feira, 14 de maio de 2012

Relatório Sobre a Marcha das Vadias - Rio Grande


Este Domingo, (13 de Maio) Dia das Mães e também da Abolição da Escravatura, não poderia ter sido mais bem representado. Homens, Mulheres e Crianças, munidos de cartazes, vozes e corações, foram um só na luta contra o Machismo, Racismo e Homofobia. Participando do movimento Internacional, Marcha das Vadias, no balneário Cassino, uma média de 200 pessoas protestaram contra a violência e a discriminação especialmente contra mulheres, mas também de todas as minorias. Em busca de liberdade e igualdade a marcha encheu as ruas do balneário de cores.

O marcha foi organizada pelo coletivo “É Nois” (coletivoenois.blogspot.com) e teve apoio de instituições como: SINTERG, APTAFURG, APROFURG e Arte-Estação, também estiveram presentes no evento, diversos grupos como: o Centro Acadêmico de Psicologia (CAPsi-FURG), o Diretório Acadêmico Rui Barbosa do Direito (DARB-FURG), Coletivo CAMALEÃO e o grupo Massa Critica, de Rio Grande; DCE-UFSM e Coletivo VOE de Santa Maria; Coletivo Barricadas e DCE-Ufpel de Pelotas, entre outras pessoas de Bagé e Porto Alegre vindas especialmente para participar do evento.

A manifestação ocorreu de forma pacífica, buscando alertar a sociedade para a discriminação AINDA sofrida pelas mulheres e outros grupos, dentro do nosso modelo de sociedade. A recepção do publico que assistiu a manifestação foi bastante positiva, destacando a presença de alguns pais que levaram seus filhos, proporcionando às crianças o contato com a diversidade.

É importante que tenhamos cada vez mais adeptos à movimentos como esse, ampliando a percepção das pessoas para as diversas formas de preconceito que permanecem de forma velada oprimindo a liberdade.
A marcha também levou informação, divulgando dados sobre a violência e discriminação.
"Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela." (Shaw) "Mas onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma." (Goethe)



Nenhum comentário:

Postar um comentário