sábado, 26 de maio de 2012

Greve - Informações


QUEREMOS AULA , MAS COM QUALIDADE!


 Na sexta-feira, dia 25 de maio, após reunião, o Conselho Universitário reconheceu oficialmente a greve deflagrada pelos professores no dia 17 de maio, e dos estudantes, deflagrada dia 21. O blog "Greve Estudantil FURG" trouxe esclarecimentos sobre o significado prático da decisão do CONSUN:


1- O calendário não foi suspenso, continua válido, entretanto, temos a garantia de que ele será reestruturado. Apenas uma questão de nomenclatura.

2- O que garante que as aulas devem ser repostas é a homologação da greve pelo CONSUN.

3 – Os professores, enquanto a greve estiver deflagrada, podem dar aulas e os alunos que assistirem podem pedir a validação das mesmas. Entretanto, após a reestruturação do calendário ele, obrigatoriamente, terá que repor essas aulas. Portanto cabe de cada professor decidir se dará a mesma aula duas vezes.

4 – Os professores não podem fazer retaliação com os estudantes grevistas! Qualquer coação avisem-nos!


  Visto que as reivindicações emergenciais foram atendidas, os estudantes grevistas decidiram, em reunião realizada ontem (25) às 20H, desocupar o predio da Reitoria, contudo, a mobilização continua. A convite da APOFURG os estudantes estão, agora, acampados na sede do Sindicato, mantendo as discussões abertas a todos alunos que quiserem participar e como forma de pressionar Governo e Reitoria pelo atendimento das demais pautas.

  Assédio Moral:

 Na reunião das 20H do dia 25 diversos estudantes demonstraram preocupação sobre a possibilidade de serem coagidos pelos professores que optam por "furar a greve". Embora os alunos de Psicologia não estejam ameaçados visto a adesão à greve de 100% do corpo docente, o Centro Acadêmico de Psicologia se mostra solidário aos alunos dos demais cursos e se colocou a disposição, pelos membros presentes na reunião, a ajudar os alunos que se sentirem ameaçados, procurando os órgãos responsáveis e tomando as medidas cabíveis.

 Comissão de Greve:

 Na reunião convocada pelo DCE e realizada no dia 24, foi apresentada as pautas locais construida pelos estudantes e formada a Comissão de Greve. O Centro Acadêmico de Psicologia defendeu que a comissão fosse composta por cadeiras para cada curso, coletivo e organização de estudantes da FURG. Ou seja, os Centros/Diretorios Acadêmico, Coletivos, DCE, Movimento de Ocupação tem uma cadeira na Comissão de Greve, e tem autonomia para trocar o membro representante. A proposta foi aprovada por ampla maioria dos presentes.  
 
 Mantenha-se informado sobre a greve dos docentes: http://www.aprofurg.org.br/portal/

 Mantenha-se informado sobre a greve dos discenteshttp://greveestudantilfurg.wordpress.com/



Mapa das Universidades. UFSM já está em greve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário